quinta-feira, 28 de junho de 2012

Unhas (Dani)

Meninas, hoje o post é sobre uma entrevista que fiz para a revista Savoir (www.savoirmoda.com) e achei importante divulgar para vocês, ja que é um assunto que além de ter um apelo cosmético, pode refletir nosso estado geral de saúde, pois muitas doenças e condições sérias podem ser detectadas por mudanças nas unhas.
As unhas fazem parte dos fâneros cutâneos, são produzidas por células da pele da ponta dos dedos, e compostas principalmente por queratina, uma proteína endurecida também encontrada nos cabelos.

Doenças Comuns nas Unhas

As unhas compreendem cerca de 10% das afecções da pele. Por sua localização tão exposta, sofre repetidos traumas. Todos teremos em algum tempo, alguma afecção da unha.

Manchas Brancas
São muito comuns e usualmente se repetem e resultam de trauma repetido na matriz da unha, onde a unha é produzida em 90%. Nota-se que eles vêm para frente e saem, lentamente. Não é necessário cuidados especiais, exceto evitar os traumas. 


Manchas de Sangue (hematomas subungueais)
Pequenos traumas na unha podem fazer com que se rompam finos vasos de sangue abaixo da unha e surjam pequenos pontos de hemorragia. Geralmente este sangramento é absorvido espontaneamente, não necessitando tratamentos.
 



Unha encravada
É um problema comum, e geralmente ocorre no hálux, que é o “dedão do pé”.  A principal causa é o corte errado das unhas, juntamente com o uso de sapatos apertados e cuidados ruins, podendo fazer que o canto da unha se curve para baixo, crescendo para dentro da pele. Poderá ser doloroso e infeccionar. Com a infecção poderá surgir o Granuloma Piogênico, que é aquela “carne” que cresce ao lado da unha. O tratamento costuma ser cirúrgico chamado de Cantoplastia, realizado com anestesia local, é realizada a exerese da matriz ungueal do local acometido apenas.



Infecção Bacteriana
Poderá ocorrer como complicação de algum ferimento na unha ou no leito ungueal. Os sinais são hiperemia (vermelhidão), hipertermia, dor ao toque e pode haver a presença de secreção purulenta (pus). O tratamento é realizado com antibióticos, tanto tópicos (pomadas, cremes) e em alguns casos via oral (comprimidos). Se não tratado corretamente, esse processo poderá se transformar num abscesso, e o tratamento passa a ser cirúrgico (drenagem).
Infecção por Fungos
A infecção das unhas por fungos (onicomicose) é responsável por 50% das doenças das unhas e tem como principais fontes de contágio o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados. As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento. A atenção ao higienizar e  secar os pés e unhas, bem como o cuidado na limpeza dos materiais usados na manipulação das unhas contribuem muito para evitar os fungos. É possível a cura completa das onicomicoses, desde que no tratamento seja feito de forma correta. Muitas vezes o uso de soluções e esmaltes não é suficiente, sendo necessário o uso de comprimidos de antifúngicos. O tratamento das unhas dos pés é mais longo que o das mãos.

Tumores e Verrugas

Poderão ser achados em qualquer local da unha e a forma da placa ungueal poderá se deformar pela presença de tumores e/ou verrugas existentes. Os tumores da unha são classificados como benignos e malignos (Câncer). Os tumores benignos mais comuns são os provocados por um vírus, a verruga ungueal. Na terapia é usado o "freezing" ou químicos que serão aplicados e, se estas invadem abaixo da dobra ungueal ou sob a unha, poderá ser necessária a cirurgia para remoção.

Psoríase
É uma doença crônica da pele que pode acometer articulações e unhas. Algumas alterações ungueais na psoríase são: “pitting” (pequenas depressões), rugosidade, descamação, alteração da cor podendo se tornar vermelha-acastanhada e pode haver descolamento. São mais notadas nos quirodáctilos (dedos das mãos).

Trauma Repetido  
Roer as unhas é hábito comum em crianças que os vai perdendo com a idade, e, quando não os perde tem associação com a ansiedade. O fato de morder as unhas não só as tornam feias, mas pode também transmitir doenças ao praticante deste hábito. Poderá ainda danificar a pele circunjacente à unha.
 
É importante que as doenças que alteram as unhas poderão impedir que o indivíduo pegue pequenos objetos, já que a unha é necessária a este ato fino.  

Cuidado com as unhas


  • Mantenha suas unhas limpas e secas, porque por baixo delas podem se manter bactérias e outros organismos infecciosos.
  • As unhas devem ser cortadas retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais para manter seu vigor máximo. Não as corte até o "sabugo", deixe sempre uma pequena porção da borda livre.
  • Deixar de usar esmaltes durante 1 semana por mês (sei que é difícil mas vamos tentar), usando um hidratante com uréia neste período, ajuda a evitar o ressecamento e desfolhamento das unhas. A acetona ou qualquer removedor de esmalte resseca muito as unhas, o que as torna quebradiças, sem brilho e com manchas brancas na superfície.
  • Não roa as unhas. Esse hábito cria um terreno úmido e favorece infecções. Pode também fazer com o crescimento da unha seja irregular.
  • Evite lixar a parte de cima da unha porque isso destrói a queratina.
  • Não retire ou afaste as cutículas, elas protegem a matriz ungueal da ação de substâncias químicas e/ou microorganismos.
  • O uso de unhas postiças acrílicas, como as de porcelana, pode provocar a chamada dermatite de contato alérgica após dois a quatro meses da aplicação, o que causa fissuras na unha verdadeira, que se torna mais fina e frágil. Já as unhas artificiais de plástico, se usadas por mais de quatro dias, podem provocar a onicólise - separação do corpo da unha da base - e também há possibilidade de ocorrer dermatite de contato.
  • Cigarros e certos produtos químicos, podem ser prejudiciais às suas unhas e torná-las amareladas.
  • Evite mexer em unhas encravadas, especialmente se já estiverem infectadas.
  • Contato com a terra e plantas, pêlos de animais, e utensílios contaminados na cozinha ou em manicures podem favorecer infecções por fungos,vírus e/ou bactérias. Cuidado! Algumas doenças graves podem ser adquiridas de materiais mal esterilizados. O ideal é você levar seu “kit” com alicate, espátula, esmalte para não correr este risco!
  • Para unhas fracas e quebradiças há ainda a opção de bases fortalecedoras formuladas pelo seu médico, que são feitas de carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino. Outra opção são os medicamentos por via oral, feitos especialmente de vitaminas derivadas do complexo B. Mas antes de escolher qualquer tratamento, é necessária uma investigação das causas do enfraquecimento das unhas.

Alguns produtinhos que amamos:





Uma alimentação desregrada e carente de nutrientes pode ser o motivo principal do enfraquecimento das unhas, tanto as das mãos como as dos pés. "Se o organismo percebe a falta de proteínas, vitaminas e outros nutrientes, ele tende a direcionar esses nutrientes para órgãos essenciais e deixa de utilizá-los para a fabricação de unhas e cabelo
Qualquer dúvida procure sempre um médico para o correto diagnóstico e tratamento.
Beijim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário